quinta-feira, 23 de junho de 2011

A conquista do pódio

Por Thiago Pereira

Todas as empresas atualmente sofrem diversos desafios. A escolha de um líder, os resultados, o alcance das metas, o trabalho em equipe, a excelência nos produtos e serviço enfim são diversos os desafios que os empresários sofrem. Independente do tamanho da empresa a satisfação de clientes e funcionários e indispensável. Nosso mercado é muito competitivo e com isso as empresas que mais se destacam são as que melhor resultados conseguem.


O palestrante Clovis Tavares se utiliza de diversos disfarces para apresentar suas palestras pelo Brasil. Em sua passagem por Tubarão (SC), ele se apresentou como consultor internacional da Ferrari. Essa é uma das estratégias que Clovis utiliza para ter um grande número de visitantes em suas palestras, onde o foco de sua apresentação são liderança, excelência, estratégia e gestão de vendas.

Toda a palestra acontece com foco direcionado para a valorização no trabalho, a posição de um líder bem como o posicionamento de um vendedor. Clovis só revela a farsa no final da palestra, mas isso não desvaloriza sua apresentação que é bem envolvente. Participantes interagem com o palestrante e ele faz mágicas e apresentações que envolvem a plateia. A palestra tem 90 minutos de duração.


A conquista do pódio deve sempre ser ocupada pelo vencedor e Clovis afirma que todos nós podemos ocupar. Para ele o grande vencedor é aquele que sabe mudar as estratégias, assume compromissos com a equipe, comemora cada pequena conquista e construí sua própria estrada.

De certa forma Clovis tem razão são realmente esses pequenos detalhes que fazem com que uma pessoa consiga chegar ao pódio. Nossa sociedade realmente sofre com problemas relacionados a atendimento, em diversos momentos somos pegos de surpresa por um atendente despreparado, isso é normal, acontece tanto nas grandes quanto nas pequenas lojas. Mas isso não é uma questão somente das pessoas, mas também da parte empresarial. A questão de treinamento, capacitação e aprimoramento das equipes não são bem vistas por muitos gestores, eles sempre pensam em despesas e gastos que terão com esses treinamentos. Isso é uma pena, pois o mercado está cada vez mais competitivo e aquele que saber realmente a necessidade de seu cliente e tiver a satisfação dele garantida se manterá mais tempo no mercado, ou terá melhores resultados.


Palestras como essa são sempre bem vindas. Muitas vezes a solução de nossos problemas esta bem ali, na frente de nossos olhos, e na maioria das vezes não enxergamos. E essas palestras nos motivam para a busca de resultados e de nossa satisfação como pessoa e profissional. As vezes estamos travados por problemas em nosso trabalho e ficamos parados sem tentar buscar a solução e é como Clóvis diz, temos que construir nossa própria estrada, buscar nós mesmos uma saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário