quarta-feira, 22 de junho de 2011

Alunos apresentam seus primeiros projetos de monografia


Por Thiago Pereira

Escolher o tema de uma monografia não é nada fácil para os acadêmicos. Logo após a escolha do tema são meses lendo, investigando e trabalhando no foco em que se quer chegar. Tudo isso é árduo, mas necessário, faz parte do processo acadêmico.
Nos dias 13, 14 e 15 de junho no auditório do Cettal na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) campus de Tubarão, aconteceram as apresentações das pré monografias dos acadêmicos do curso de Comunicação Social.

Os alunos apresentaram a banca seus temas de estudo, os métodos de pesquisa, introduções ao trabalho e puderam receber da banca as mais variadas sugestões, sempre referenciadas a melhoria dos trabalhos que serão concluídos no semestre que vem. Diversas críticas foram expostas aos acadêmicos como referências muito antigas, buscar respaldo nas afirmações, e principalmente cuidado com as opiniões, onde tudo dever ser devidamente referenciado.

Os futuros jornalistas e publicitários ousaram nas apresentações, diversos foram os temas escolhidos pelos alunos. Capas de revistas, canais de vendas, posicionamento da mídia, posicionamento de marcas no mercado, história de cidades da região, embalagens de produtos, comunicação não verbal...

A banca indicou que os alunos foram felizes em suas escolhas, e muito corajosos, pois escolheram temas difíceis de ser analisados. Mesmo sendo um primeiro passo das pesquisas a banca indicou que eles conseguiram elaborar um bom trabalho. A grande maioria dos trabalhos foram aprovados, com pequenas orientações de pesquisa e foco. Outros trabalhos foram orientados a serem mais específicos, necessitando de maior aprofundamento e os professores sentiram que os alunos estavam ainda indecisos com relação ao tema.

Enfim as apresentações das monografias dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), foram para os alunos mais um passo na vida acadêmica. Dentro dos próximos meses os alunos terão muitas pesquisas pela frente, e precisaram de muito esforço para conseguirem seus objetivos além de focar nas propostas da pesquisa.

Veja
. Saiba qual a diferença entre Monografia e TCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário