terça-feira, 23 de novembro de 2010

Faxineiras ainda sofrem preconceitos

O preconceito é um problema que a sociedade precisa resolver. A cada dia novos casos de exclusão aparecem nos diversos meios de comunicação.
Nas profissões é cada vez mais comum encontrarmos casos de preconceito. E o que assusta é que são profissões de extrema importância para o convívio em sociedade. Limpeza, organização e cuidados no ambiente de convívio são essenciais tanto em lugares públicos quanto privados. São atividades exercidas por profissionais desvalorizados pela sociedade.

A profissão de faxineira é uma das que mais sofrem com a exclusão, não só da sociedade mas também por parte de seus companheiros de trabalho, principalmente aqueles que estão em cargos mais elevados.
Jucilda dos Santos da Silveira, 43 anos, trabalha como faxineira a mais de dez anos e sente prazer de exercer essa profissão. Moradora da cidade de Garopaba/SC, atualmente trabalha em uma empresa do ramo de materiais para construção, onde diariamente organiza o ambiente de trabalho de diversas pessoas.

Para Jucilda o ego de profissionais que estão em cargos elevados é um dos principais pontos de preconceito. “As pessoas que tiveram uma opção diferente de vida, são as que mais nos desvalorizam. Pelos menos comigo é isso que acontece”, destaca.
Ela conta que percebe a diferença de tratamento que as pessoas tem com ela no cotidiano. “Algumas me dão bom dia, outras já não, muitas nem olham para mim. Uma pessoa me disse que preferem morrer de fome do que trabalhar como faxineira”, enfatiza Jucilda.

Nas profissões como pedreiros, faxineiras, garis, entre os profissionais geralmente tem baixa escolaridade. Segundo ela as pessoas mais humildes é quem ocupam esses cargos e por isso são vítimas de preconceito. Jucilda acredita que mesmo com toda a evolução da sociedade, principalmente no Brasil, dificilmente acabaremos com essa situação de preconceito.

Acompanhe a reportagem.

Um comentário:

  1. estou passando por isto trabalhei em escritório agora estou na aréa de faxina é muito mas muitopreconceito.

    ResponderExcluir